Fiat 147

O Fiat 147 foi um modelo de automóvel produzido pela Fiat do Brasil entre 1976 e 1986. Baseado no 127 italiano, o 147 marcou seu pioneirismo em várias formas:

Primeiro carro da Fiat produzido no Brasil, marcando o início das operações da fábrica de Betim, Minas Gerais;
Primeiro carro brasileiro com motor transversal dianteiro;
Primeiro carro no Brasil com coluna articulada;
Primeiro carro a álcool fabricado em série em todo o mundo;
O menor carro a diesel da época, sendo vendido na Europa e Argentina;
Primeiro carro brasileiro com todas as "variantes": hatch, sedan, perua, furgão e pick-up;
Primeiro carro brasileiro com o estepe junto ao compartimento do motor, ou seja embaixo do capô dianteiro;
Primeiro carro brasileiro de pequeno porte com suspensão independente traseira.
Primeiro carro no Brasil a utilizar para-choques de plástico polipropileno em larga escala.(no modelo europa em 1980).

Em seus dez anos de produção o Fiat 147 passou por duas reestilizações, sem grandes mudanças na carroceria. Na primeira reestilização ganhou uma frente mais baixa, no estilo que a marca chamou "Europa" em 1980 e, mais tarde, em 1983, a segunda que foi chamada Spazio, incorporando para-choques de plástico e estilo alusivo a modelos contemporâneos da marca como o Fiat Ritmo.

Teve uma versão picape lançada em 1978, a princípio chamada de Fiat 147 Pick-up. Em 1982, ganhou plataforma igual a da Panorama e passou a se chamar Fiorino. Na mesma época, foi lançado a versão furgão, que é produzido até hoje, na plataforma do Uno. A perua Panorama, foi lançada em 1980 e a versão sedã, (Oggi), em 1983. Essas versões tiveram vida curta (apenas até 1986). A versão Hatchback do 147 saiu de linha no Brasil em 1986 embora o Spazio continuasse sendo montado para exportação até 1993, e o ferramental de produção foi em parte transferido para a Argentina, onde foi montado até 1996. As versões pick-up e furgão (Fiorino) foram substituídos pela plataforma do Uno em 1988.

Foi eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1978.

Na época seu unico concorrente eram o VW Fusca que, mesmo sendo o mais vendido do país, tinha um desempenho e consumo inferiores. Porém a mecanica do 147 era um pouco mais complicada, exigindo um pouco mais de conhecimentos mecanicos para lidar com esse motor Seu cambio dava trabalho para encontrar as marchas em suas primeiras versões, problema que foi em parte solucionado pela FIAT DO BRASIL a partir dos modelos de 1984. "Odiado por uns" e "Querido por outros" o fato é que o FIAT 147 foi uma evolução do setor automotivo da época.

MOTOR - transversal; 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Cilindrada: 1.297 cm3. Taxa de compressão: 7,5:1. Carburador de corpo simples. Potência máxima bruta: 61 cv a 5.400 rpm. Torque máximo bruto: 9,9 m.kgf a 3.000 rpm.

CÂMBIO - manual, 4 marchas; tração dianteira.

SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, independente, braços triangulares inferiores, mola semi-elítica transversal.

FREIOS - dianteiros a disco, traseiros a tambor.
RODAS - 4 x 13 pol; pneus, 145/80 R 13 S.
DIMENSÕES - comprimento, 3,742 m; largura, 1,545 m; altura, 1,35m; entre eixos, 2,225 m; peso, 810 kg.

DESEMPENHO - velocidade máxima, 140 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 17 s.

Características iguais a do Fiat 147 1300cc, exceto:

MOTOR - Cilindrada:1.048,8 cm3. Taxa de compressão: 7,4:1. Potência máxima bruta: 57 cv a 5.800 rpm. Torque máximo bruto: 7,8 m.kgf a 3.800 rpm.

DIMENSÕES - peso,790 kg.

DESEMPENHO - velocidade máxima, 135 km/h; aceleração de 0a 100 km/h, 19 s.
Fonte:
Google / Wikipédia / Site Fiat Automóveis S/A.