Motores a Combustão


A invenção do motor a combustão, que fica a dever-se a Daimler em conjunto com Benz, ocorre em 1855 e irá revolucionar a história do Automóvel dando origem ao moderno automóvel a gasolina, munido de um motor de explosão a quatro tempos, mais simples, leve e portátil do que os seus antecessores a vapor.

Mas este aumento de potência não era bem visto pelas autoridades alemãs que rapidamente lhe impuseram os tão famigerados limites de velocidade, sendo há época de 6 Km/hora nas cidades e 12 Km/Hora nas estradas.

Um novo salto surge em 1887 com a invenção do pneumático. Aqui deveremos sugerir um especial destaque à contribuição dos irmãos Michelin ao terem criado o primeiro pneu desmontável em 1895. Tal veio tornar possível que o automóvel rodasse a grande velocidade, pois o ar contido nessas rodas permitia suportar veículos mais pesados.

Daí em diante o automóvel galga, de limite em limite, as barreiras da velocidade atingindo recordes sucessivos:

• 1900 - 64,7 Km/h
• 1901 - 85 Km/h
• 1902 - 100 Km/h
• 1904 - 150 Km/h