História Alfa Romeo

A marca italiana Alfa Romeo foi fundada em 1910, inicialmente com o nome de ALFA (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) por Ugo Stella e um grupo de investidores italianos, lançando o modelo 24 HP nesse mesmo ano.

Com o início da I Guerra Mundial a produção ficou paralisada durante três anos. Nicola Romeo assume a direcção da empresa em 1916 e converte a empresa numa fábrica bélica, ela produziu desde munições a peças para aviões. Com o fim da guerra Nicola Romeo assume o controlo total da empresa e retoma a produção de carros em 1919, mas é em 1920 que a marca se passa a chamar Alfa Romeo.

Em 1928 Nicola Romeo abandona a empresa depois de esta ter ido à falência, passando o controlo da empresa para o governo italiano. Depois de nova crise financeira o governo decide privatizar a Alfa Romeo vendendo-a à FIAT em 1986. É sob o controlo da FIAT que a Alfa Romeo perde parte da sua identidade, deixando a tradicional tracção traseira e motor longitudinal.



Desde 1910 até aos dias de hoje que a marca italiana Alfa Romeo sempre foi vista como uma marca que apresenta características inconfundíveis, tais como o som do motor as linhas italianas, entre outras. Automóveis como o Torpedo, o Spider (desenhado por Pininfarina), passando pelo Giulietta, ficaram na história pela sua elegância, tendo conquistado o imaginário dos amantes de carros. Na memória da Alfa Romeo ficam grandes personalidades como: Tazio Nuvolari, Ferrari, Fangio, Pininfarina, entre outros.

 E a evolução não para:

(19-02-08) - O mundo já havia se rendido à beleza do 8C Competizione, carro não por acaso escolhido pela Alfa Romeo para seu retorno (triunfal, espera-se) aos EUA. Não satisfeita, a marca do Cuore Sportivo (e belo) agora surpreende com a versão conversível de um de seus carros mais bonitos até hoje, o 8C Spider, que será mostrado pela primeira vez ao público no Salão de Genebra deste ano.

Assim como o cupê do qual deriva, o novo roadster italiano será feito em uma limitada tiragem de 500 unidades, com o mero objetivo de mostrar do que a Alfa Romeo é capaz. A bem da verdade, a marca vai contar com a ajuda preciosa da Maserati e da Ferrari na empreitada, mas, para todos os efeitos, está tudo em casa.

O motor desta bela macchina é o mesmo do cupê, um V8 a gasolina, com cilindros dispostos a 90º entre si, com 4.691 cm³ e 450 cv a 7.000 rpm e 480 Nm a 4.750 rpm. Como todo motor italiano que se preze, este gosta de girar alto (7.500 rpm), afinal, não basta o motor reagir, é preciso mostrar que responde. E que responde bem! Para comandar a cavalaria, o 8c Spider conta com um câmbio manual robotizado de seis marchas e com diferencial autoblocante.

A tração traseira, segundo a marca, ajuda a melhorar a distribuição de peso. Sabendo disso, pergunta-se: então porque foi que ela migrou toda a sua linha para a tração dianteira, a contragosto dos “alfisti” do mundo todo? Tomara que o 8C seja um retorno às tradições esportivas da marca. E quem diria que, um dia, Ferrari, Maserati e Alfa Romeo se enfrentaram de igual para igual nas pistas...

Para parar essa beleza, discos de cerâmica da Brembo, com 380 mm de diâmetro na dianteira e de 360 mm na traseira, mais voltados ao uso intenso, em competições, mesmo, que para o dia-a-dia, ainda que o dia-a-dia do dono de um desses belos roadsters não deva ser em baixa velocidade. As rodas, condizentemente, são de aro 20”, com pneus 245/35 R20 na frente e 285/35 R20 atrás.

Fonte:
http://maistuning.com/marcas/historia-alfa-romeo